Eis que eu chego em Sanca na terça. Terça? Que vagal!! A culpa é toda da minha professora de lógica que foi a um congresso... em Miami (viva a total mole vida!).
Cheguei cheia de malas (uma preta, uma branca, uma azul e... outra super-branca que soy yo!) e atrasada. E cadê aquela porcaria de ônibus?? "Moço, esse daqui sobe a Alexandrina?" "Não, mas o que pára ali atrás, sobe!" "Valeu!". Eis que eu me encontro no ponto de busão, e não muito longe, se encontram 3 meninas, com uniforme do colégio estadual de Sanca, o papo que rola é o seguinte:
Menina1: Então, aí meu tio falou que se eu trabalhar pra ele, ele me paga metade de um salário mínimo. Quanto que está o salário mínimo?
Menina2: R$ 380,00.
Menina1: Ahhhh, então, vou ganhar uns 130.
Menina3: (Se matando de rir).
Menina2: Que mané 130, é mais do que isso, você vai ganhar uns 140!
Menina1: (ri) Você é burra? 140 não é metade de 380, é metade de 240!
Liz: O.o
Menina3: (Se esbolachando de rir). Gente, eu dou muita risada de vocês (jura?). Você vai ganhar, mais ou menos uns 160, 170...
Menina1: Não, acho que vai dar uns 180... Ahhh tô com preguiça de pensar!!
Liz: ¬¬
Nesse momento ela puxou o celular, e usando a calculadora descobriu que era 190.
De vez em quando eu penso que isso daqui não é um país, é um buraco.
E o que a menina que ama história, debates geo-políticos e ler jornal pode fazer pelo mundo, quando ela se meteu no meio de uma tal ciência da computação? Antes de me sentir um "peixe-fora-d'água" e dizer "nada" eu me lembrei que o tema da Imagine Cup 2007 (Feira tecnológica realizada pela Microsoft - aquela do Bill Gates) é “Imagine um mundo onde a tecnologia permite uma melhor educação para todos”.
E também que tem muito projeto na própria Federal como o inclusão.com, onde a galera da minha área arranja um tempo pra fazer esse planeta rodar melhor e ajudar esse Brasil a parecer um país.
Me sinto orgulhosa dos amigos que se envolvem com o mundo, que se metem em reuniões da ONU, que ensinam crianças a ler, plantar árvore e mexer no computador. O lance não é apenas imaginar, é imaginar e fazer. Bora?
La mala educación
quarta-feira, 25 de abril de 2007
Postado por liz às 13:18