Jurei nunca mais falar de política. Em falso.
Isso daqui não é uma democracia, nunca foi. E pra quem não enxerga, por incapacidade ou por opção, os estragos que uma ditadura fantasiada de república democrática causa, deixo abaixo alguns tópicos e um vídeo de 13 minutos, enviado pela minha amiga Mônica, para aqueles que, assim como nós, são atuais, futuros ou ex-Universitários das instituições brasileiras de ensino superior.
Não importa se você é FATEC, Estadual ou Federal. Não importa os "Xupas" ou qualquer outra rivalidade que não passa de brincadeira. Estamos juntos, na mesma merda.
Onde está a polícia nesse país? Socando estudantes com seus cacetetes, usando balas de borracha e spray de pimenta para conter manifestantes desarmados que gritavam "Só temos cadernos" e que almejavam chegar ao Palácio do governador. É fácil governar do alto de um palácio, sem ter de prestar contas a população.
Onde está a UNE? Sinceramente, não sei. Só sei que não podemos esperar nada de seu presidente, que hoje não defende nenhum interesse além dos seus próprios. O presidente da UNE é um dos quinhentos e tantos deputados que mamam nas nossas tetas (sim, nas nossas, afinal, todo o dinheiro do governo vem daonde?). Pode o presidente de uma organização estudantil ser um político de merda? Que é contra a carteirinha dos estudantes* e todo o resto?
Quanto ao dinheiro privado, há muito tempo arreganhamos as pernas pra ele, sem ele, as instalações das Federais estariam catastróficas, não haveriam novos laboratórios ou projetos. As Estaduais também se utilizam dessa verba privada. Na minha opinião, não deveríamos resistir a ela, mas buscar formas de controlá-la, assim como a Petrobrás faz. É bom desistirmos de esperar grandes investimentos do governo, a não ser que seja algum aumento de salário para parlamentares.
Não percamos o rumo, nem os objetivos. Não sejamos ignorantes ou violentos, mas persistentes e atentos para defender nossos direitos. E temos direito a uma educação de qualidade e gratuita, a constituição nos assegura isso.
Nem direita, nem esquerda. Centro.
À direita temos o governo Bush e o governo do Estado de São Paulo. À esquerda temos um militar bancando o ditador na Venezuela e um ex-metalúrgico fraco bancando o presidente do Brasil.
Sinceramente, fico com o Bill Gates.
Pra ficar enojado, revoltado e saber o que se passa:
http://video.google.com/videoplay?docid=2766804175625447712&pr=goog-sl
*Não sejamos tapados. Escolas de idiomas e informática deveriam ser proibidas de emitir a tal carteirinha, e muita gente a falsifica. Mas é muito fácil ser contra alguma coisa do que tentar melhorá-la.